Um repositório digital é um espaço onde são agrupados e organizados itens que estão pesquisáveis e acessíveis através de um computador ou dispositivos como celulares e tablets. Podem ser encontrados disponíveis nesses repositórios artigos, livros, vídeos, filmes, áudios, músicas, e tantos outros formatos que transitam no meio digital.

Em um repositório os itens podem ser organizados de diversas formas, podem seguir normas específicas de uma área ou podem se orientar pelos objetivos do próprio repositório. Existem hoje no Brasil diversos repositórios digitais on-line como o Repositório da Universidade Federal de Goiás, a Biblioteca Digital do Senado Federal e o Acervo Museológico disponibilizado pelo Museu Histórico Nacional.

O propósito deste repositório é dar início aos processos de concepção, criação e desenvolvimento do futuro Museu da Democracia. O acervo do Museu será construído de forma participativa a partir de registros em diferentes formatos acerca da democracia contemporânea no Brasil.

As coleções “Noticias do dia 8” e “Documentários” se encontram na exposição digital “Memorial 08/janeiro”.